quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Final de Ano Letivo 2007















Ed. Infantil 02 - Formatura

1º ano 01 - Pátio da Escola



A arte de ensinar
Karen Katafias

Passar a vida a fazer coisas importantes é o maior de todos os empreendimentos. O ensino é importante.

Lembra-te dos professores que influenciaram a tua vida para o bem. Que fizeram eles? De que maneira te deram aquilo de que precisavas? Segue o exemplo.

Toma consciência de que tu ensinas muito mais do que uma simples matéria. Tu estás a abrir mentes e corações; estás a moldar vidas.

Transmite entusiasmo aos teus a alunos, motivando-os para aprender, para viver – levando-os a empenhar-se no estudo e na vida. Os teus alunos – e tu – ficarão muito mais ricos.

Presta atenção e respeita os sonhos dos teus alunos. Em seguida desafia-os a chegar ainda mais alto.

As crianças precisam de disciplina e de regras adequadas que os ajudem a crescer. Proporciona aos teus alunos regras firmes, justas e coerentes.

Age com honestidade, justiça e integridade. Assim conseguirás transmitir esses valores sem esforço.

Organiza bem o teu dia, para que este ganhe em eficácia e estruturação. se levares trabalho para casa, que isso seja fruto de uma decisão consciente. Tu precisas de tempo livre para manter a frescura e evitar o esgotamento.

Quando pedes aos teus alunos para serem responsáveis, também te deves mostrar responsável para com eles. Respeita os teus compromissos; cumpre as tuas promessas.

O ensino é exigente – cuida do teu estado físico. Come alimentos saudáveis, arranja tempo para fazer exercício, descansa o suficiente.

Cuida da tua parte espiritual. Centra a tua vida em Deus; toma consciência da presença de Deus na tua sala de aula.

Os alunos precisam de uma sala de aula onde se sintam acolhidos, seguros, respeitados e chamados a dar o melhor de si. Transforma a tua sala de aula num lugar assim.

Ensina os teus alunos que é normal cometer erros. Os erros não são razões para ter vergonha, mas oportunidades para aprender e fazer melhor.

Haverá momentos em que terás dificuldade com alguns dos teus alunos. Reconhece os teus sentimentos e preferências, e tenta ultrapassa-los, esforçando-te por dar igual atenção e tratamento a todas as crianças.

Mostra aceitação por todos os teus alunos – não necessariamente pelo seu comportamento, mas sempre pelo que são, pela sua própria existência. Mesmo que não gostes dos teus alunos, poderás amá-los.

Pode haver muita confusão na mente e no coração dos teus alunos – situações familiares conturbadas, mudanças nas amizades, incertezas, dúvidas e medos. Toma consciência de cada aluno na totalidade da sua pessoa.

Lembra-te que, para alguns alunos, a escola é um refúgio, um local seguro. Faz dela um lugar realmente seguro, em que eles se possam revelar e ser tal como são.

Cuida da tua saúde mental. Abre-te continuamente à aprendizagem; segue os teus próprios interesses. Isso dará nova força e energia à tua vida, abrindo-te novos horizontes que poderás partilhar com os teus alunos.

Lembra-te que os teus alunos ainda estão a aprender e a desenvolver-se. Tem paciência com mentes e espíritos em crescimento.

O humor pode ser um instrumento poderoso. Usa-o com moderação e sabedoria, e nunca para magoar ninguém.

Cuida da tua parte psíquica. Tem em conta as tuas próprias necessidades e problemas; não exijas que sejam os teus alunos a dar-lhes solução.

Procura apoio, compreensão, conselhos e oportunidades de riso junto dos teus colegas professores. Eles podem ser fonte de força e sabedoria para ti.

Procura sentir-te bem contigo próprio; assume profundamente o teu valor pessoa. As pessoas sentir-se-ão bem contigo quando te sentires bem contigo próprio.

Não te esqueças que, se te sentires seguro, poderás ajudar as crianças inseguras; se te sentires à vontade, poderás tranqüilizar as crianças receosas. Um professor que se ajuda a si mesmo também é capaz de ajudar os seus alunos.

São inúmeras as vezes, ao longo do dia, em que tu tens de fazer a seguinte opção: valorizar ou humilhar; animar os teus alunos ou trata-los de forma desumana. Faz uma opção consciente.

Não te esqueças que os teus alunos têm graus diferentes de inteligência. Utiliza técnicas de aprendizagem diferentes para chegar a todos os alunos da tua turma: verbal, lógica, visual, corporal, musical, interpessoal ou individualista.

Aprecia o caráter único de cada aluno como parte da rica diversidade da criação de Deus. Afirma o caráter único de todas as crianças, os seus talentos variados e os seus diversos antecedentes culturais.

Inspira os teus alunos. Dá-lhes a saber que eles podem mudar o mundo, que este pode tornar-se melhor graças à sua própria existência.

Acredita no potencial ilimitado dos seres humanos. Se esperares o melhor dos teus alunos, conseguirás obtê-lo.

Tu és capaz de influenciar a vida dos teus alunos de inúmeras e maravilhosas formas. Dá graças a Deus por seres professor!



Mais um ano letivo chega ao fim e, após alegrias, ansiedade, muito estudo e trabalho, roer unhas,
dedicação, técnicas diferenciadas, respeito aos níveis de aprendizagem, etc, etc...
posso concluir que fiz o meu papel da melhor forma possível e fiquei tranqüila com os resultados!
Espero que o ano letivo de 2008 dê mais frutos
e possa ser cada vez mais abençoada com as vidinhas que tenho por responsabilidade.
Que Deus me dê forças e sabedoria para conduzir meu trabalho da melhor forma. Amém.


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